Nas grandes e povoadas cidades do século 21, a bicicleta tem lugar de destaque. Como nem todas as pessoas estão em forma ou acostumadas com as pedaladas, as eficientes bicicletas elétricas ganham cada vez mais espaço. Em 2012, diversas marcas lançaram modelos de bicicletas elétricas.

Confira abaixo uma lista com as cinco melhores:

Ultra Motor A2B

A2BMetro
Foto: Ultra Motor/Divulgação

Para começar, destacamos as bicicletas com o Ultra Motor A2B. Os modelos hybrid 24, hybrid 26 e Metro, apresentam de sistemas híbridos a mecanismos com maior autonomia elétrica.
Todas possuem um design sóbrio e atingem a velocidade máxima de 25 quilômetros por hora. A autonomia da bateria permite que o veículo percorra até 65 quilômetros. Quando a bateria acaba, a recarga completa em uma tomada leva de quatro a cinco horas.

Os três modelos contam com sistemas de suspensão dianteiro e traseiro. Também incluem compartimentos que combinam perfeitamente com o desenho clássico das bicicletas. As versões hybrid 24 e 26 vêm com faróis para tornar o percurso noturno mais seguro.

YiyeBike

YiyeBike Show
Foto: YiyeBike/Divulgação

Se você prefere um estilo mais engenhoso, preste atenção à YiyeBike. Essa bicicleta elétrica pode parecer estranha, mas tem bom rendimento: a bateria é recarregada em uma hora e tem autonomia de até 10 quilômetros a 23 quilômetros por hora.

Oo modelo mais pesado tem menos de 15 quilos, mas o que mais chama a atenção é a comodidade, segurança e eficiência oferecidas pelo veículo.

Audi Wörthersee

Audi E-Bike Wörthersee. Foto
Foto: Audi/Divulgação

A Audi também entrou no mercado das bicicletas elétricas. Em maio do ano passado, anunciou o lançamento do modelo Wörthersee: um veículo ideal para entretenimento e atividade esportiva. O destaque é o motor 2,3 kW, que permite ao ciclista se mover a uma velocidade máxima de 50 quilômetros por hora sem qualquer esforço.

A bicicleta inteligente oferece cinco programas de locomoção, que vão do clássico, movido a pedais, a modos automáticos sustentados pelo motor elétrico. Conta com uma opção de wheelie automático, ideal para quem já se esborrachou diversas vezes tentando andar apenas sobre a roda traseira.

Como se não bastasse, a bicicleta tem ainda um computador de bordo, que pode ser conectado a um smartphone para ativar ou desativar as rodas. E (sim, tem mais) pode gravar truques, piruetas ou percursos que são transmitidos via internet ou para o celular do ciclista.

Faraday

FaradayEBike
Foto: FaradayEBike/Divulgação

No mercado de bicicletas elétricas também há opções para os nostálgicos. A Faraday surgiu da união entre as empresas Ideo e Rock Lobster Cycles, que projetaram uma bicicleta com o visual dos anos 1950 e a eficiência do século 21.

O modelo é movido a uma minúscula bateria de lítio ionizado que potencializa a pequena estrutura (Sim, é essa caixinha verde sobre a roda traseira). Conta com faróis dianteiros e uma cesta para transportar coisas ou pessoas (crianças, no caso). É uma opção clássica para os nostálgicos.

Ford E-bike concept

FordBike
Foto: Ford/Divulgação

Todos sabem que a Ford produz veículos de quatro rodas, mas a empresa decidiu se aventurar no ramo das bicicletas. O veículo em questão se destaca por seu peso: a estrutura de alumínio e carbono pesa cerca de 2 quilos. É leve e fácil de conduzir.

Possui um motor na roda dianteira que tem autonomia máxima de 85 quilômetros. Movida por uma bateria de lítio ionizado, a E-bike concept pode andar a até 25 quilômetros por hora.

A cereja do bolo está no centro do guidão: um Samsung Galaxy S II. Por meio do programa que já vem com a bicicleta, o ciclista pode controlar a suspensão, a bateria e outras funções. Além disso, basta usar o smartphone embutido para acessar o Google Maps. Está pronto para pedalar uma e-bike?